Amarante Running Team » Jorge Mota Pereira



Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia
  
  

Amarante Running Team

Caminhar e correr contra a depressão.Excelente iniciativa da “Amarante Running Team”. Muito grato pelo elogio! Parabéns pela página! Boas corridas!!

Cada vez mais estudos estão comprovando que o exercício físico  provoca alterações significativas no cérebro, entre elas a produção de novos neurónios, com efeitos comprovados para depressão similares aos de medicamentos de última geração.

A jornalista americana Daniele Eisse (http://www.washingtonpost.com), contou num relato ao jornal como a corrida a livrou da depressão depois de tomar muitos remédios e de fazer terapias que não deram certo.
“Eu nem sei dizer ao certo quando os pensamentos sombrios começaram a tomar conta da minha vida. Mas eu me lembro, quando tinha apenas 6 anos, que chorava todos os dias. Eu não dormia à noite. E quando dormia, eu tinha pesadelos.
Eu até parei de comer”, escreveu a jornalista. Ela contou que diversos tratamentos desde a infância vinham sendo usados, mas sem sucesso. “Em meados de 70, o pediatra tentou tratar-me com analgésicos. Um pouco mais tarde, tentei a terapia”. Cansada de tantos remédios e terapias que não acabavam com sua depressão, Daniele, já na casa dos 20 anos, resolveu fazer longas caminhadas, de 40 kms.
O efeito foi imediato. Aos poucos ela começou a correr e, hoje, é maratonista.
Ela contou que quando precisava interromper as actividades físicas por algum motivo a depressão voltava.Os especialistas dizem que o exercício intenso induz a produção de hormônios como a endorfina e a prolactina, que exercem a função de calmantes naturais no cérebro, reduzindo a resposta ao stress. Isso faz com que as pessoas que se exercitam regularmente se sintam mais relaxadas e menos ansiosas.
Também entre nós estudos recentes reforçam esta ideia ,o conceituado medico Jorge Pereira (http://venceradepressao.com) foi recentemente premiado devido a um método inovador no combate à depressão e em que a prática da actividade física também está presente. Pessoalmente posso atestar que é mesmo assim , pois para alem de o conhecer pessoalmente tenho exemplos de resultados muito positivos.
Boas corridas e até para a semana.

Deixe uma resposta